quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Ufa! estamos Livres!! - Nasa minimiza ameaça de asteroide

Folha de SP
08/10/2009 - 10h40



Nasa minimiza ameaça de asteroide que está a caminho da Terra



A Terra pode suspirar aliviada agora: a agência espacial norte-americana Nasa minimizou as possibilidades de um asteroide de 269,74 metros de diâmetro colidir com o planeta em 2036.


Os cientistas inicialmente acreditavam que havia uma em 45 mil chances de que o corpo celeste Apophis (cujo significado, em grego, é "destruidor") atingisse o planeta em 13 de abril de 2036. A ameaça, entretanto, foi reduzida para uma em 250 mil chances depois que os pesquisadores refizeram os cálculos da trajetória do asteroide.




Concepção de impacto de asteroide na Terra; Nasa minimiza ameaça de asteroide que deve sobrevoar o planeta



"Não havia por que se preocupar antes. Agora, ainda menos", disse Steve Chesley, astrônomo do laboratório da Nasa.

Chesley e seus colegas refinaram a órbita do asteroide depois que um astrônomo no Havaí analisou imagens inéditas, que deram aos cientistas uma ideia melhor da posição do Apophis.

A Terra levou um susto em 2004, quando medições iniciais apontaram que o então descoberto Apophis trazia chances de colisão com o planeta em 2029. Outras observações, contudo, descartaram qualquer possibilidade de impacto.


Os cientistas estão monitorando o Apophis, que está previsto para sobrevoar a superfície terrestre a 29 mil quilômetros em 2029.





Nenhum comentário:

Postar um comentário